Procon-SP encontra até 92% de diferença em materiais escolares na Baixada Santista
07/01/2026
(Foto: Reprodução) Procon faz pesquisa de preços
Ascom Procon/AL
O Procon-SP realizou uma pesquisa em Santos e São Vicente, no litoral de São Paulo, para analisar preços de materiais escolares. O levantamento, feito em 15 e 16 de dezembro, comparou os valores de 63 itens em lojas de papelaria.
Entre os produtos avaliados, 11 apresentaram diferença superior a 50%, dependendo do estabelecimento. A maior variação foi de 92% no preço de um estojo de caneta hidrográfica com 12 cores: R$ 24,80 em uma loja de Santos e R$ 12,90 em outra, em São Vicente.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Foram analisados itens como apontador, borracha, caderno, canetas esferográficas e hidrográficas, cola em bastão e líquida, corretivo em fita, giz de cera, lápis de cor e grafite, lapiseira, marca-texto, massa de modelar, papel sulfite, régua e tesoura.
Com a volta às aulas prevista para o fim de janeiro, o órgão recomendou que os consumidores comparem preços antes de fechar a lista. Também orientou verificar se há diferença conforme a forma de pagamento (Pix, dinheiro, cheque, débito e crédito) e se os preços estão claramente informados.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
A pesquisa oferece referência de preços para compras mais econômicas. O relatório completo está disponível na página do Procon.
O órgão ressaltou que as escolas não podem exigir materiais de uso coletivo, como itens de escritório, higiene ou limpeza, conforme a Lei nº 12.886, de 26/11/2013.