Lula chama de ‘matança’ e de ‘desastrosa’ a megaoperação no Rio de Janeiro
04/11/2025
(Foto: Reprodução) Lula chama operação no Rio de 'matança
O presidente Lula se manifestou nesta terça-feira (4) sobre a megaoperação da semana passada contra o Comando Vermelho. O presidente chamou de "matança" e de "desastrosa" a ação da polícia do Rio.
O presidente Lula está em Belém e deu uma entrevista a jornalistas de agências internacionais. Lula defendeu que a Polícia Federal participe da investigação:
“Nós estamos tentando essa investigação. Nós inclusive estamos tentando ver se é possível os legistas da Polícia Federal participarem do processo de investigação da morte, como é que foi feito. Vamos ver se a gente consegue fazer essa investigação, porque a decisão do juiz era uma ordem de prisão, não tinha uma ordem de matança. E houve a matança. Eu acho que é importante a gente verificar em que condições ela se deu. O dado concreto é que a operação, do ponto de vista da quantidade de mortes, as pessoas podem considerar um sucesso, mas do ponto de vista da ação do Estado, eu acho que ela foi desastrosa”, diz o presidente Lula.
Lula chama de ‘matança’ e de ‘desastrosa’ a megaoperação no Rio de Janeiro
Jornal Nacional/ Reprodução
Em entrevista à GloboNews, o senador Alessandro Vieira, do MDB, relator da CPI do Crime Organizado, classificou a fala de Lula como precoce:
“Eu acho que é uma declaração precoce. Você teve um volume de mortes muito elevado, o formato da operação e o ambiente onde ela foi executada conduzia a esse resultado. Ele não foi um resultado surpreendente. Eu imagino que todo mundo que estava envolvido na operação tinha plena consciência de como ela iria se desenrolar e quais seriam os resultados. O que a gente tem que escutar, com todo respeito e com toda técnica dos profissionais envolvidos, é qual é o objetivo. Porque muita gente migrou automaticamente para o palanque. E aí fica um lado dizendo que os pecados do mundo estão com a polícia, e o outro dizendo que não, que o bandido bom é o bandido morto. O caminho certo é estar no meio disso: informação técnica, seriedade no trabalho”.
Cerca de seis horas depois da entrevista às agências estrangeiras, o presidente Lula postou uma mensagem em uma rede social defendendo medidas do governo federal na área de segurança pública - e sem mencionar a afirmação feita anteriormente. O presidente disse que “o governo está atuando para quebrar a espinha dorsal do tráfico de drogas e do crime organizado, com mais inteligência, integração entre as forças de segurança e foco nos cabeças do crime - quem financia e comanda as facções”.
Segundo Lula, desde 2023, as ações do governo já retiraram R$ 19,8 bilhões das mãos de criminosos. O presidente afirmou que o governo enviou ao Congresso o projeto de lei Antifacção, que endurece as penas e asfixia financeiramente as facções; e a PEC da Segurança Pública, que, de acordo com Lula, moderniza e integra as forças policiais, incorpora as Guardas Municipais e garante recursos permanentes para estados e municípios.
LEIA TAMBÉM
Lula defende que legistas da PF participem de investigação e diz que operação no Rio foi 'desastrosa': 'Matança'