Cinco municípios e um estado brasileiro são premiados no Fórum de Líderes Locais da COP30, no Rio; saiba quais
05/11/2025
(Foto: Reprodução) O fórum de líderes locais da Cop30, no Rio, premiou iniciativas brasileiras
O Fórum de Líderes Locais da COP30, no Rio de Janeiro, premiou nesta terça-feira (4) cinco municípios e um estado que investiram no combate ao aquecimento global.
As cidades guardiãs do meio ambiente. Sim, é possível. Prefeitos, governadores e autoridades de várias partes do mundo discutiram nesta terça-feira (4), no Rio de Janeiro, como cortar a emissão de gases e gerar renda com o lixo - um desafio mundial. No Brasil, pelo 800 mil pessoas trabalham separando, principalmente, plástico, metais, vidro e papel. Mas precisamos avançar muito mais na reciclagem.
Um outro desafio enorme para o Brasil, discutido no encontro: a eletrificação do transporte público. Nossas cidades ainda dependem, majoritariamente, de uma frota movida a diesel.
A americana Gina McCarthy, uma das vozes mais respeitadas em mudança climática e saúde pública, disse que as cidades precisam de ajuda, mas também estão fazendo por conta própria. Gina coordena um movimento que reúne 350 cidades dos Estados Unidos que vão contra o negacionismo climático do presidente Donald Trump. O país levou uma das maiores delegações para a cúpula da rede C40. Entre os representantes, a prefeita de Phoenix. Ela disse que a cidade está produzindo ótimos carros elétricos e conseguindo reduzir a emissão de gases.
Mais cedo, prefeitos dos maiores municípios do Brasil concluíram um documento que será entregue às autoridades globais na COP30, em Belém. Eles pedem, entre outros pontos, mais acesso a fundos internacionais para o financiamento de projetos.
Esta terça-feira (4) também foi de expectativa. Os organizadores da C40 decidiram premiar iniciativas e projetos que ajudam a combater o aquecimento global. Entre 160 inscritos de várias partes do mundo, 26 foram selecionados - 12 do Brasil. Seis projetos internacionais e seis brasileiros foram escolhidos pelos jurados:
São Paulo ganhou na categoria transporte limpo e confiável. A cidade tem mil ônibus elétricos na frota de coletivos;
Rio de Janeiro venceu em infraestruturas seguras para um mundo em transformação. A prefeitura criou um protocolo de alertas e ações para ondas de calor extremo;
Barcarena, no Pará, foi reconhecida pelo programa de segurança alimentar que conecta a agricultura familiar à merenda escolar, hospitais e moradores mais pobres;
Juiz de Fora, com transição energética;
Salvador, com um projeto de reciclagem;
E o estado do Piauí, com o ICMS Ecológico, também são vencedores.
Cinco municípios e um estado brasileiro são premiados no Fórum de Líderes Locais da COP30, no Rio
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
Líderes do mundo inteiro se reúnem no Rio para debater emergência climática
Prefeitos entregam carta que será encaminhada a líderes mundiais durante a COP30